Objetivo:
Criar um projeto de Arduíno musical. Este projeto irá fazer com que o Arduíno reproduza frequências sonoras através de um buzzer, com o uso de um teclado matricial 4x3 será possível tocar notas musicais e selecionar as musicas pantera cor de rosa, ode a alegria e parabéns a você para serem reproduzidas.
Componentes necessários:
*1 teclado matricial 4x3;
*1 teclado matricial 4x3;
*7 fios jumper macho-macho;
*1 buzzer;
*2 fios jumper macho-fêmea;
*um cabo USB;
*um computador com a IDE do Arduíno instalada;
*Arduíno MEGA 2560.
*1 buzzer;
*2 fios jumper macho-fêmea;
*um cabo USB;
*um computador com a IDE do Arduíno instalada;
*Arduíno MEGA 2560.
Um buzzer é componente eletrônico que emite sons geralmente em uma frequência fixa, acima do buzzer deverá ter uma indicação informando qual é a polaridade do mesmo
O teclado matricial possui 7 pinos sendo os 4 primeiros da esquerda para a direita, os pinos referentes as linhas do teclado, e os últimos 3 referentes as colunas do teclado.
Montagem do Circuito:
Conecte os componentes no Arduíno como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduíno. Lembre-se que o Arduíno deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.
O teclado matricial possui 7 pinos sendo os 4 primeiros da esquerda para a direita, os pinos referentes as linhas do teclado, e os últimos 3 referentes as colunas do teclado.
Montagem do Circuito:
Conecte os componentes no Arduíno como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduíno. Lembre-se que o Arduíno deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.
(Buzzer: fio preto GND, vermelho digital 11)
(Teclado: vermelho digital 23, laranja digital 25, amarelo digital 27, verde digital 39, azul digital 31, roxo digital 33, preto digital 35 )
referencias:
Baixe o código do sistema: arduinomusical.ino
ou
Copie o código do sistema:
#define NOTE_B0 31 #define NOTE_C1 33 #define NOTE_CS1 35 #define NOTE_D1 37 #define NOTE_DS1 39 #define NOTE_E1 41 #define NOTE_F1 44 #define NOTE_FS1 46 #define NOTE_G1 49 #define NOTE_GS1 52 #define NOTE_A1 55 #define NOTE_AS1 58 #define NOTE_B1 62 #define NOTE_C2 65 #define NOTE_CS2 69 #define NOTE_D2 73 #define NOTE_DS2 78 #define NOTE_E2 82 #define NOTE_F2 87 #define NOTE_FS2 93 #define NOTE_G2 98 #define NOTE_GS2 104 #define NOTE_A2 110 #define NOTE_AS2 117 #define NOTE_B2 123 #define NOTE_C3 131 #define NOTE_CS3 139 #define NOTE_D3 147 #define NOTE_DS3 156 #define NOTE_E3 165 #define NOTE_F3 175 #define NOTE_FS3 185 #define NOTE_G3 196 #define NOTE_GS3 208 #define NOTE_A3 220 #define NOTE_AS3 233 #define NOTE_B3 247 #define NOTE_C4 262 #define NOTE_CS4 277 #define NOTE_D4 294 #define NOTE_DS4 311 #define NOTE_E4 330 #define NOTE_F4 349 #define NOTE_FS4 370 #define NOTE_G4 392 #define NOTE_GS4 415 #define NOTE_A4 440 #define NOTE_AS4 466 #define NOTE_B4 494 #define NOTE_C5 523 #define NOTE_CS5 554 #define NOTE_D5 587 #define NOTE_DS5 622 #define NOTE_E5 659 #define NOTE_F5 698 #define NOTE_FS5 740 #define NOTE_G5 784 #define NOTE_GS5 831 #define NOTE_A5 880 #define NOTE_AS5 932 #define NOTE_B5 988 #define NOTE_C6 1047 #define NOTE_CS6 1109 #define NOTE_D6 1175 #define NOTE_DS6 1245 #define NOTE_E6 1319 #define NOTE_F6 1397 #define NOTE_FS6 1480 #define NOTE_G6 1568 #define NOTE_GS6 1661 #define NOTE_A6 1760 #define NOTE_AS6 1865 #define NOTE_B6 1976 #define NOTE_C7 2093 #define NOTE_CS7 2217 #define NOTE_D7 2349 #define NOTE_DS7 2489 #define NOTE_E7 2637 #define NOTE_F7 2794 #define NOTE_FS7 2960 #define NOTE_G7 3136 #define NOTE_GS7 3322 #define NOTE_A7 3520 #define NOTE_AS7 3729 #define NOTE_B7 3951 #define NOTE_C8 4186 #define NOTE_CS8 4435 #define NOTE_D8 4699 #define NOTE_DS8 4978 #define REST 0 int pinLinhas[] = {23, 25, 27, 29}; int pinColunas[] = {31, 33, 35}; //pino do buzzer const int buzzer = 11; char teclas[4][3] = {{'1', '2', '3'}, {'4', '5', '6'}, {'7', '8', '9'}, {'*', '0', '#'} }; void setup() { pinMode(buzzer, OUTPUT); for (int numeroLinhas = 0; numeroLinhas < 4; numeroLinhas++) { pinMode(pinLinhas[numeroLinhas], OUTPUT); digitalWrite(pinLinhas[numeroLinhas], HIGH); } for (int numeroColunas = 0; numeroColunas < 3; numeroColunas++) { pinMode(pinColunas[numeroColunas], INPUT_PULLUP); } Serial.begin(9600); } void loop() { for (int numeroLinhas = 0; numeroLinhas < 4; numeroLinhas++) { digitalWrite(pinLinhas[numeroLinhas], LOW); for (int numeroColunas = 0; numeroColunas < 3; numeroColunas++) { if (digitalRead(pinColunas[numeroColunas]) == LOW) { if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '1') { tone(buzzer, 783); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '2') { tone(buzzer, 880); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '3') { tone(buzzer, 987); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '4') { tone(buzzer, 1046); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '5') { tone(buzzer, 1174); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '6') { tone(buzzer, 1318); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '7') { tone(buzzer, 1396); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '8') { tone(buzzer, 1567); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '9') { tone(buzzer, 1760); } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '*') { digitalWrite(pinLinhas[4], LOW); int tempo = 120; int melody[] = { REST, 2, REST, 4, REST, 8, NOTE_DS4, 8, NOTE_E4, -4, REST, 8, NOTE_FS4, 8, NOTE_G4, -4, REST, 8, NOTE_DS4, 8, NOTE_E4, -8, NOTE_FS4, 8, NOTE_G4, -8, NOTE_C5, 8, NOTE_B4, -8, NOTE_E4, 8, NOTE_G4, -8, NOTE_B4, 8, NOTE_AS4, 2, NOTE_A4, -16, NOTE_G4, -16, NOTE_E4, -16, NOTE_D4, -16, NOTE_E4, 2, REST, 4, REST, 8, NOTE_DS4, 4, NOTE_E4, -4, REST, 8, NOTE_FS4, 8, NOTE_G4, -4, REST, 8, NOTE_DS4, 8, NOTE_E4, -8, NOTE_FS4, 8, NOTE_G4, -8, NOTE_C5, 8, NOTE_B4, -8, NOTE_G4, 8, NOTE_B4, -8, NOTE_E5, 8, NOTE_DS5, 1, NOTE_D5, 2, REST, 4, REST, 8, NOTE_DS4, 8, NOTE_E4, -4, REST, 8, NOTE_FS4, 8, NOTE_G4, -4, REST, 8, NOTE_DS4, 8, NOTE_E4, -8, NOTE_FS4, 8, NOTE_G4, -8, NOTE_C5, 8, NOTE_B4, -8, NOTE_E4, 8, NOTE_G4, -8, NOTE_B4, 8, NOTE_AS4, 2, NOTE_A4, -16, NOTE_G4, -16, NOTE_E4, -16, NOTE_D4, -16, NOTE_E4, -4, REST, 4, REST, 4, NOTE_E5, -8, NOTE_D5, 8, NOTE_B4, -8, NOTE_A4, 8, NOTE_G4, -8, NOTE_E4, -8, NOTE_AS4, 16, NOTE_A4, -8, NOTE_AS4, 16, NOTE_A4, -8, NOTE_AS4, 16, NOTE_A4, -8, NOTE_AS4, 16, NOTE_A4, -8, NOTE_G4, -16, NOTE_E4, -16, NOTE_D4, -16, NOTE_E4, 16, NOTE_E4, 16, NOTE_E4, 2, }; int notes = sizeof(melody) / sizeof(melody[0]) / 2; int wholenote = (60000 * 4) / tempo; int divider = 0, noteDuration = 0; for (int thisNote = 0; thisNote < notes * 2; thisNote = thisNote + 2) { divider = melody[thisNote + 1]; if (divider > 0) { noteDuration = (wholenote) / divider; } else if (divider < 0) { noteDuration = (wholenote) / abs(divider); noteDuration *= 1.5; } tone(buzzer, melody[thisNote], noteDuration * 0.9); delay(noteDuration); noTone(buzzer); if (digitalRead(pinColunas[0]) == LOW) { break; } } } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '#') { digitalWrite(pinLinhas[4], LOW); int tempo = 140; int melody[] = { REST, 2, NOTE_C4, 4, NOTE_C4, 8, NOTE_D4, -4, NOTE_C4, -4, NOTE_F4, -4, NOTE_E4, -2, NOTE_C4, 4, NOTE_C4, 8, NOTE_D4, -4, NOTE_C4, -4, NOTE_G4, -4, NOTE_F4, -2, NOTE_C4, 4, NOTE_C4, 8, NOTE_C5, -4, NOTE_A4, -4, NOTE_F4, -4, NOTE_E4, -4, NOTE_D4, -4, NOTE_AS4, 4, NOTE_AS4, 8, NOTE_A4, -4, NOTE_F4, -4, NOTE_G4, -4, NOTE_F4, -2, }; int notes = sizeof(melody) / sizeof(melody[0]) / 2; int wholenote = (60000 * 4) / tempo; int divider = 0, noteDuration = 0; for (int thisNote = 0; thisNote < notes * 2; thisNote = thisNote + 2) { divider = melody[thisNote + 1]; if (divider > 0) { noteDuration = (wholenote) / divider; } else if (divider < 0) { noteDuration = (wholenote) / abs(divider); noteDuration *= 1.5; } tone(buzzer, melody[thisNote], noteDuration * 0.9); delay(noteDuration); noTone(buzzer); if (digitalRead(pinColunas[2]) == LOW) { break; } } } if (teclas[numeroLinhas][numeroColunas] == '0') { digitalWrite(pinLinhas[4], LOW); int tempo = 114; int melody[] = { REST, 2, NOTE_E4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_F4, 4, NOTE_G4, 4, //1 NOTE_G4, 4, NOTE_F4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_E4, -4, NOTE_D4, 8, NOTE_D4, 2, NOTE_E4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_F4, 4, NOTE_G4, 4, //4 NOTE_G4, 4, NOTE_F4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_D4, -4, NOTE_C4, 8, NOTE_C4, 2, NOTE_D4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_C4, 4, //8 NOTE_D4, 4, NOTE_E4, 8, NOTE_F4, 8, NOTE_E4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_E4, 8, NOTE_F4, 8, NOTE_E4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_G3, 2, NOTE_E4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_F4, 4, NOTE_G4, 4, //12 NOTE_G4, 4, NOTE_F4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_C4, 4, NOTE_D4, 4, NOTE_E4, 4, NOTE_D4, -4, NOTE_C4, 8, NOTE_C4, 2 }; int notes = sizeof(melody) / sizeof(melody[0]) / 2; int wholenote = (60000 * 4) / tempo; int divider = 0, noteDuration = 0; for (int thisNote = 0; thisNote < notes * 2; thisNote = thisNote + 2) { divider = melody[thisNote + 1]; if (divider > 0) { noteDuration = (wholenote) / divider; } else if (divider < 0) { noteDuration = (wholenote) / abs(divider); noteDuration *= 1.5; } tone(buzzer, melody[thisNote], noteDuration * 0.9); delay(noteDuration); noTone(buzzer); if (digitalRead(pinColunas[1]) == LOW) { break; } } } while (digitalRead(pinColunas[numeroColunas]) == LOW) { } noTone(buzzer); } } digitalWrite(pinLinhas[numeroLinhas], HIGH); } delay(10); }Vídeo do sistema funcionando: